Uso de maconha e tabaco aumenta riscos em pacientes com Covid-19

Um estudo recente publicado na JAMA Network Open investigou a relação entre o uso de cannabis (maconha) e tabaco e os desfechos de saúde em pacientes diagnosticados com Covid-19. Conduzido por uma equipe de pesquisadores liderada por Nicholas B. Griffith, o estudo analisou dados de 72.501 pacientes de um grande centro médico acadêmico no Meio-Oeste dos Estados Unidos, coletados entre 1º de fevereiro de 2020 e 31 de janeiro de 2022.

Os resultados mostraram que os indivíduos que utilizavam cannabis apresentavam um risco significativamente maior de hospitalização e admissão na unidade de terapia intensiva (UTI) em comparação com aqueles que não usavam cannabis, mesmo após o controle de outros fatores de risco. Especificamente, os usuários de cannabis tinham 1,8 vezes mais chances de serem hospitalizados e 1,27 vezes mais chances de serem admitidos na UTI. No entanto, o uso de cannabis não foi associado a um aumento na mortalidade por todas as causas.

Além disso, o uso atual de tabaco também foi significativamente associado a um aumento nos riscos de hospitalização (1,72 vezes), admissão na UTI (1,22 vezes) e mortalidade por todas as causas (1,37 vezes). Estes resultados permaneceram significativos mesmo após ajustar para fatores como status vacinal, comorbidades, data do diagnóstico e características demográficas.

Os pesquisadores destacam que, dado o uso crescente e legalizado da cannabis, é essencial avaliar os impactos potenciais dessa substância nos desfechos de saúde relacionados à Covid-19. Este estudo sublinha a importância de considerar o uso de substâncias como um fator independente de risco para complicações da Covid-19 e reforça a necessidade de políticas e práticas de saúde pública que abordem esses riscos.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.17977.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP