Remédio experimental pode ajudar as pessoas a parar de consumir cigarros eletrônicos
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que a citisiniclina pode ajudar aquelas pessoas que desejam abandonar o vício em cigarros eletrônicos.
A citisiniclina é um medicamento que age se ligando aos receptores de nicotina no cérebro, de modo a aliviar o desejo pela substância e, consequentemente, de fumar. Além disso, reduz a gravidade dos sintomas associados à abstinência. O medicamento demonstrou ser eficaz em ajudar as pessoas a parar com o vício, embora ainda não tenha sido aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos.
Para o ensaio clínico, 160 adultos que ingerem nicotina por meio de cigarros eletrônicos, mas não fumam cigarros tradicionais, foram aleatoriamente designados para tomar citisiniclina ou um placebo durante 12 semanas, juntamente com terapia de apoio para parar de fumar. Quase 32% dos que tomaram citisiniclina terminaram o tratamento com sucesso e pararam de fumar, comparado a 15% dos que tomaram placebo.
Segundo os pesquisadores, a citisiniclina pode ser o empurrão necessário para que milhões de pessoas que usam cigarros eletrônicos com nicotina e que desejam para de fumar possam abandonar o vício.
Fonte: JAMA Internal Medicine. DOI: 10.1001/jamainternmed.2024.1313.
Comments