Regular níveis de colesterol poderia melhorar tratamento de câncer
Um estudo dinamarquês pode transformar o tratamento do câncer e outras doenças ao mostrar como controlar os níveis de colesterol pode reforçar as defesas do corpo. Publicada recentemente, a pesquisa destaca a proteína STING, vital para o sistema imunológico.
Os pesquisadores descobriram que ajustar os níveis de colesterol melhora a função da proteína STING, que é crucial na luta do sistema imunológico contra células cancerígenas.
De acordo com o estudo, a eficácia do tratamento do câncer depende da capacidade do sistema imunológico do paciente e de como ele pode ser aprimorado para combater células cancerígenas. Embora a proteína STING tenha mostrado potencial no tratamento do câncer, até agora, os métodos para ativá-la clinicamente eram desconhecidos. Esta pesquisa oferece uma nova maneira de aumentar a atividade da proteína, melhorando a utilização das defesas naturais do corpo contra o câncer.
A pesquisa é fruto da colaboração entre a Universidade de Aarhus e a Universidade de Aalborg, envolvendo especialistas em sinalização STING e imunologia do câncer. A integração das diferentes áreas foi fundamental para descobrir a relação entre os níveis de colesterol e as respostas imunes ao câncer.
Além de seu potencial no tratamento do câncer, os pesquisadores acreditam que este mecanismo pode ser importante também em doenças autoimunes e neurodegenerativas, onde o sistema imunológico é crucial.
Fonte: Nature Communications. DOI: 10.1038/s41467-024-47046-5.
Comments