Cães podem detectar estresse traumático em humanos pelo hálito
Cães de serviço treinados para reconhecer flashbacks de transtorno de estresse pós-traumático em pessoas também podem ser treinados para detectar esses episódios pelo hálito dos pacientes, conforme indicado por um estudo conduzido na Universidade Dalhousie, no Canadá.
Esses cães acompanham pessoas com estresse pós-traumático e são treinados para responder a sinais comportamentais e físicos sutis, como inquietação, cerrar os punhos, espasmos musculares, ou elevação na respiração e frequência cardíaca.
No estudo, os pesquisadores envolveram 26 indivíduos como doadores de “cheiro”. Esses participantes estavam também envolvidos em um estudo sobre as respostas de pessoas que passaram por traumas à lembrança de eventos catastróficos, com 54% preenchendo os critérios diagnósticos para transtorno de estresse pós-traumático.
Durante o experimento, os doadores participaram de sessões onde eram lembrados de suas experiências traumáticas enquanto usavam diferentes máscaras. Eles também completaram um questionário sobre seus níveis de estresse e emoções.
Enquanto isso, 25 cães de estimação foram recrutados para treinar na detecção de cheiros. Duas cadelas, Ivy e Callie, foram selecionadas e treinadas para reconhecer o odor específico em pedaços das máscaras faciais, alcançando uma precisão de 90% na distinção entre amostras estressadas e não estressadas.
Posteriormente, as cadelas foram apresentadas a várias amostras para determinar sua habilidade contínua em detectar compostos orgânicos voláteis associados ao estresse. Neste segundo experimento, Ivy teve uma taxa de precisão de 74% e Callie, 81%.
Os pesquisadores observaram que, embora ambas as cadelas tenham demonstrado desempenho preciso, houve alguma variação na definição do que era considerado uma amostra de respiração “estressada”. O desempenho de Ivy correlacionou-se com a ansiedade autorrelatada pelos participantes, enquanto o desempenho de Callie esteve associado à vergonha autorrelatada.
Os autores destacam que cães podem ser um suporte valioso para pessoas com diversos diagnósticos de saúde mental. Cães de terapia e de serviço são treinados desde cedo para identificar sinais de sofrimento e responder às necessidades das pessoas quando solicitados.
Fonte: Frontiers in Allergy. DOI: 10.3389/falgy.2024.1352840.
Comments