Drogas como Ozempic reduzem câncer de obesos, aponta estudo

Um estudo publicado recentemente na revista americana JAMA revelou que uma classe de medicamentos para diabetes, incluindo o Ozempic, está associada a uma redução do risco de certos tipos de câncer relacionados à obesidade.

O estudo comparou pacientes com diabetes tipo 2 que foram tratados com insulina versus aqueles que receberam agonistas do GLP-1, como o Ozempic, entre 2005 e 2018. Os resultados mostraram que os pacientes que utilizaram agonistas do GLP-1 apresentaram um risco significativamente menor de desenvolver 10 dos 13 tipos de câncer estudados, como câncer de rim, pâncreas, esôfago, ovário, fígado e colorretal.

Os pesquisadores enfatizaram que os agonistas do GLP-1 têm o potencial de reduzir o risco de câncer associado à obesidade, uma vez que a obesidade está ligada a pelo menos 13 tipos de câncer diferentes. A autora do estudo, Rong Xu, comentou: “Nosso estudo oferece evidências de que os agonistas do GLP-1 podem quebrar a conexão entre obesidade e câncer.”

Além do Ozempic (semaglutida), também foram estudados outros medicamentos da classe de agonistas do GLP-1, como a liraglutida. Embora os agonistas do GLP-1 existam há cerca de 20 anos, uma nova geração desses medicamentos, incluindo o Ozempic, tem se destacado pela sua eficácia significativa na perda de peso.

Com base nos resultados, Xu sugeriu que os médicos considerem a prescrição de tratamentos com agonistas do GLP-1 para pacientes com diabetes, em vez de outros medicamentos como a insulina, devido aos benefícios protetores demonstrados contra certos tipos de câncer.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP