Inteligência artificial pode ajudar no diagnóstico de infecções de ouvido
As infecções de ouvido, conhecidas pelos médicos como otite média aguda (OMA), podem ser difíceis de diagnosticar, pois exigem um olhar treinado para detectar sinais sutis em uma breve visão do tímpano de um bebê. Agora, um novo aplicativo para smartphone pode ajudar os médicos a diagnosticar infecções de ouvido em bebês e crianças pequenas com mais precisão, potencialmente reduzindo o uso desnecessário de antibióticos.
Para melhorar a precisão do diagnóstico de infecções de ouvido, pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, compilaram uma biblioteca de treinamento com 1.151 vídeos de 635 crianças tratadas no Centro Médico da Universidade de Pittsburgh.
Todos os vídeos envolviam o exame da membrana timpânica do ouvido. Foram utilizados 921 vídeos da biblioteca para ensinar dois modelos diferentes de inteligência artificial a detectar infecções de ouvido, analisando as características da membrana timpânica. Os pesquisadores então testaram a capacidade da inteligência artificial de detectar infecções de ouvido usando os 230 vídeos restantes da biblioteca.
Ambos os modelos de inteligência artificial foram bastante precisos, detectando infecções de ouvido causadas por fluido atrás do tímpano com uma precisão superior a 93%. Em comparação, estudos anteriores descobriram que a precisão dos médicos humanos varia entre 30% e 84%.
Segundo os pesquisadores, essas descobertas sugerem que a ferramenta é mais precisa do que muitos médicos, o que, para eles, poderia ser um divisor de águas nos ambientes de atenção primária à saúde, apoiando os médicos no diagnóstico rigoroso da OMA e na orientação das decisões de tratamento.
Fonte: JAMA Pediatrics. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2024.0011.
Comments