Apneia do sono piora problemas de memória e pensamento
Pessoas que sofrem com apneia do sono podem ter maior probabilidade de ter problemas de memória ou pensamento, sugere estudo realizado no Boston Medical Center, nos Estados Unidos.
O estudo incluiu 4.257 indivíduos com idades entre 20 e mais de 80 anos. Eles responderam a um questionário perguntando sobre a qualidade do sono, bem como problemas de memória e pensamento. Aqueles que relataram bufar, ofegar ou pausar a respiração durante o sono foram classificados como apresentando sintomas de apneia do sono. Aqueles que relataram dificuldade de lembrar, períodos de confusão, dificuldade de concentração ou problemas de tomada de decisão foram classificados como apresentando sintomas de memória ou cognitivos.
Um total de 1.079 participantes relataram sintomas de apneia do sono. Daqueles com sintomas, 357 pessoas, ou 33%, disseram ter problemas de memória ou de pensamento, em comparação com 628 pessoas, ou 20%, sem sintomas de apneia do sono.
A pesquisa revelou que as pessoas que relataram sintomas de apneia do sono tinham cerca de 50% mais probabilidades de também relatar problemas de memória ou de pensamento em comparação com pessoas sem esses sintomas.
Os resultados foram consistentes mesmo depois de ajustados os dados para outras variáveis que poderiam desempenhar um papel nos problemas de memória e pensamento – incluindo raça, gênero e educação.
Fonte: 2024 American Academy of Neurology Annual Meeting.
Comments