Obesidade no mundo está em alta e subnutrição está em queda

Um estudo abrangente, analisando dados de 1990 a 2022 em 200 países e territórios, destaca um aumento preocupante na prevalência de obesidade, enquanto os índices de subnutrição e magreza diminuem. O levantamento incluiu mais de 222 milhões de participantes em 3.663 estudos populacionais, oferecendo uma visão detalhada dos desafios de saúde pública enfrentados por adultos e crianças em todo o mundo.

A pesquisa revelou que apenas 11 países para mulheres e 17 para homens mostraram uma tendência decrescente na combinação de subnutrição e obesidade, indicando uma mudança positiva, porém limitada. Em contraste, um aumento alarmante nessa combinação foi observado em 162 países para mulheres e 140 para homens, destacando a obesidade como uma preocupação mais significativa do que a subnutrição.

As nações insulares do Caribe, regiões da Polinésia e Micronésia, além de países do Oriente Médio e norte da África, apresentaram a maior prevalência combinada de subnutrição e obesidade. Notavelmente, em 177 países para mulheres e 145 para homens em 2022, a obesidade superou a subnutrição, refletindo uma tendência global preocupante.

Entre crianças e adolescentes, a situação é igualmente alarmante, com um aumento na prevalência combinada de magreza e obesidade observado na maioria dos países. A obesidade mostrou-se mais prevalente que a magreza entre jovens em dois terços dos países analisados, destacando um desafio crescente nessa faixa etária.

O estudo enfatiza a urgência de políticas públicas eficazes para enfrentar a obesidade, ao mesmo tempo em que se mantém a luta contra a subnutrição, destacando uma complexa carga dupla de desnutrição que exige atenção global.

Fonte: Adaptado de The Lancet. DOI: 10.1016/S0140-6736(23)02750-2.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP