Estudo aponta que buscas por Ozempic crescem 300% na internet em 2024

Nos últimos anos, o Ozempic, medicamento da Novo Nordisk originalmente desenvolvido para tratar diabetes tipo 2, tornou-se extremamente popular entre pessoas que buscam emagrecer. Segundo um estudo da plataforma DrFirst, as prescrições do remédio aumentaram 150% entre dezembro de 2022 e junho de 2023, evidenciando a crescente demanda como ferramenta de emagrecimento. Uma nova pesquisa da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, revela que o interesse dos brasileiros pelo medicamento continua alto em 2024.

Em abril deste ano, o termo “Ozempic” foi pesquisado 1,5 milhão de vezes, um aumento de 307,6% em comparação ao mesmo período de 2023. Além disso, “Ozempic preço” registrou 246 mil buscas, um crescimento de 1.259,1%.

Outros medicamentos do mesmo segmento também estão chamando a atenção da população brasileira. O Mounjaro, do laboratório Eli Lilly and Company, teve um crescimento impressionante de 351.328,6% nas pesquisas, passando de 70 buscas em abril de 2023 para 246 mil no mesmo mês de 2024. Wegovy, também da Novo Nordisk, viu suas buscas saltarem de 1,3 mil para 74 mil, um aumento de 5.592,3%.

“É importante destacar que o aumento nas pesquisas online sobre esses medicamentos não significa necessariamente que mais prescrições estão sendo feitas por médicos. Com a popularidade dessa nova fórmula, muitas pessoas acabam buscando por conta própria. Por isso, é importante sempre buscar por informações verdadeiras e conteúdos de qualidade para tomar melhores decisões com melhores informações”, explica Erich Casagrande, líder de marketing da Semrush no Brasil.

A pesquisa também monitorou o interesse dos brasileiros por outros medicamentos específicos para emagrecer e fórmulas consideradas naturais. Sibutramina, indicada para o tratamento da obesidade em adultos com IMC maior que 30 kg/m², teve 301 mil buscas em abril deste ano, um aumento de 82,4%. Bupropiona, utilizada principalmente para tratar depressão e tabagismo, contou com 246 mil buscas, um crescimento de 49,1%. Spirulina, um suplemento dietético obtido a partir de cianobactérias, teve 110 mil pesquisas, um aumento de 21,5%.

Outros termos relacionados à perda de peso que registraram aumento nas buscas incluem “dieta para emagrecer” com 90,5 mil buscas (+22,3%) e “chá para emagrecer” com 74 mil pesquisas (+22,3%). Embora “alimentação saudável” não tenha tido um aumento nas buscas, ainda registrou 110 mil pesquisas no último mês.

Casagrande finaliza: “A partir desses números, conseguimos analisar que o interesse por Ozempic, por exemplo, foi 1.263,64% maior do que a busca por uma alimentação saudável. Essa tendência indica que muitas pessoas preferem soluções rápidas em vez de investir em hábitos alimentares saudáveis que proporcionam benefícios duradouros. É fundamental promover informações sobre a importância de uma abordagem equilibrada e sustentável para a saúde e o bem-estar”.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP