Gordura ao redor do pâncreas está associado a maior risco de Alzheimer
Um estudo realizado pela Rutgers University, nos Estados Unidos, indica que o excesso de gordura ao redor do pâncreas pode aumentar o risco de Alzheimer.
A pesquisa envolveu 204 indivíduos saudáveis de meia-idade, filhos de pais com histórico de Alzheimer, o que os colocava em um risco maior de desenvolver a doença. Os pesquisadores utilizaram ressonâncias magnéticas para observar os depósitos de gordura ao redor do pâncreas, fígado e abdômen de cada participante.
Eles descobriram que o acúmulo excessivo de gordura dentro e ao redor do pâncreas estava associado à redução dos volumes cerebrais e à piora da função cognitiva. Esse efeito foi observado especificamente em homens, mas não em mulheres.
A equipe destacou que a obesidade é um conhecido fator de risco para menor funcionamento cognitivo e aumento do risco de demência, mas o papel do gênero nesse contexto tem sido menos claro. O novo estudo sugere que os homens são mais vulneráveis aos efeitos nocivos da gordura orgânica na função cerebral do que as mulheres.
Fonte: Obesity. DOI: 10.1002/oby.24004.
Comments