Semaglutida reduz risco de eventos graves na doença renal
A semaglutida, medicamento utilizado para emagrecer, reduziu significativamente o risco de eventos graves de doença renal, desfechos cardiovasculares e mortalidade por todas as causas em pacientes com tipo 2 diabetes e doença renal crônica.
O estudo foi projetado para avaliar a eficácia e segurança da semaglutida, na prevenção de desfechos renais importantes, especificamente insuficiência renal, perda substancial da função renal e morte por causas renais ou cardiovasculares, em indivíduos com diabetes tipo 2 e doença renal crônica. Ele envolveu 3.533 pacientes que foram acompanhados por um tempo médio de 3,4 anos. Eles receberam 1,0 mg de semaglutida uma vez por semana ou placebo.
Os participantes que receberam semaglutida tiveram uma redução de risco de 24% para o desfecho primário composto, incluindo desfechos renais e morte por causas cardiovasculares e renais, em comparação com aqueles que receberam placebo. Este risco de redução foi consistente nos resultados de morte cardiovascular e específica do rim.
Os resultados mostraram, também, que os participantes que receberam semaglutida tiveram redução de 18% no risco de eventos cardiovasculares e de 20% no risco de mortalidade por todas as causas.
A doença renal crônica afeta mais de 800 milhões de pessoas em todo o mundo e é particularmente prevalente entre indivíduos com diabetes tipo 2. A doença renal crónica representa um risco significativo de insuficiência renal, eventos cardiovasculares e morte, destacando a necessidade crítica de investigação sobre a sua prevenção e tratamento.
Fonte: The New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2403347.
Comments