Designer brasileiro recria o rosto de faraó mais rico do mundo
O designer brasileiro Cicero Moraes, em colaboração com uma equipe de cientistas, recriou digitalmente o rosto do faraó Amenhotep III. Conhecido como “um dos homens mais ricos da História” e adorado como um “deus vivo”, Amenhotep III foi avô de Tutancâmon e conduziu o Egito a um período de prosperidade sem precedentes e cooperação internacional. Apesar de possuir a maior quantidade de estátuas preservadas entre os faraós, a aparência exata de Amenhotep III permanecia desconhecida até agora.
“Nossa equipe tem trabalhado na reconstrução facial de várias múmias egípcias ao longo dos anos, incluindo faraós. Quando discutimos a história de Amenhotep III, percebemos que havia dados suficientes para tentar recriar seu rosto. Decidimos iniciar o projeto, que será publicado em uma revista acadêmica”, explicou Cicero ao PAGE NOT FOUND. Ele também ressaltou que, embora os traços físicos sejam revelados, é impossível definir a personalidade do faraó apenas com base nessas reconstruções, sendo necessário recorrer a documentos e relatos históricos para tal.
O designer mencionou que o resultado do trabalho difere das representações em estátuas do faraó: “As estátuas geralmente seguem um estilo artístico mais do que um retrato realista.” Cicero acrescentou que, embora o trabalho de reconstrução facial tenha se tornado menos complexo com o tempo, isso se deve ao árduo trabalho da equipe no passado, destacando a constante evolução e compartilhamento de conhecimento.
Utilizando dados do crânio da múmia de Amenhotep III, uma equipe multinacional revelou o rosto do faraó pela primeira vez em quase 3.400 anos. Pesquisas anteriores, realizadas na década de 1970, descreviam Amenhotep III como um homem obeso, doente e sedentário, quase careca, com problemas dentários nos últimos anos de vida. Michael Habicht, arqueólogo da Flinders University na Austrália e membro da equipe, destacou que “é difícil determinar a causa da morte apenas pelos restos mortais disponíveis. Embora ele tenha sido um dos grandes reis do Egito, sua altura era de cerca de 1,56m, tornando-o um dos menores reis cujas múmias conhecemos.”
A equipe de Cicero já recriou o rosto de mais de 100 personalidades, incluindo o faraó Tutancâmon, o poeta italiano Dante Alighieri, o Neanderthal de La Chapelle-aux-Saints e Zlatý kůň, uma mulher Homo sapiens que viveu há 45 mil anos. Cicero revelou ao PAGE NOT FOUND que os próximos projetos da equipe envolverão “indivíduos que fizeram parte da nobreza de séculos atrás”, cujos nomes ainda são mantidos em sigilo.
Comments