Goiás sedia Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação do Centro-Oeste
Goiás é a sede da Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação da Região Centro-Oeste, que será realizada nesta segunda (29/04) e terça-feira (30/04), no Campus Samambaia da UFG. O evento reúne representantes do Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para debater e refletir sobre o papel da CT&I nos próximos anos. As inscrições são gratuitas e abertas à participação de todos interessados, pelo link https://abre.go.gov.br/centrooeste.
Durante dois dias, os participantes terão acesso a palestras, debates e apresentações dos mapas estratégicos elaborados por cada estado. A organização do evento é do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).
Espaço de diálogo
A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que estará presente no segundo dia do evento (30/04), diz que a conferência é um importante espaço de diálogo para refletir sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação no país e seus rumos nos próximos anos. “Poderemos propor recomendações para uma nova Estratégia Nacional de CT&I para o futuro nos próximos 10 anos. Este é um importante espaço democrático de escuta entre o Governo e a sociedade”, afirma a ministra.
O vice-governador Daniel Vilela estará presente na conferência, que reúne instituições de ensino e pesquisa, sociedade civil, setor empresarial e governo. “Estamos entusiasmados em sediar esta importante conferência que reunirá líderes e especialistas em Ciência, Tecnologia e Inovação da região Centro-Oeste. É uma oportunidade ímpar para discutirmos estratégias e promovermos colaborações que impulsionem o desenvolvimento científico e tecnológico em nossos estados”, frisa o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico.
Programação
A abertura oficial, nesta segunda-feira (29/04), contará com as participações do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), José Frederico Lyra Netto; do diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do governo federal (CGEE), Anderson Gomes; do secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Guilherme Calheiros; e da Reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Lima.
Para a palestra magna, foram convidados o secretário Guilherme Calheiros (MCTI) e o diretor Anderson Gomes (CGEE), que vão abordar o tema central da Conferência: CT&I para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido.
Na sequência, o tema será debatido em uma Roda de Conversa, tendo como mediador o titular da Secti Goiás, José Frederico, com as participações de representantes dos quatro estados: pró-Reitora da Universidade do Estado do Mato Grosso, Áurea Inácio; Reitora do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, Elaine Borges Monteiro Cassiano; do CEO da Everest Digital – empresa do Grupo Soluti, de Goiás, Gleydson Araújo; e do diretor de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação da BioTic – Parque Tecnológico de Brasília.
O período da tarde do primeiro dia está reservado para as apresentações dos mapas estratégicos de cada estado do Centro-Oeste, que foram elaborados durante as conferências estaduais. Os quatro eixos temáticos serão debatidos pelos representantes dos estados, tendo como objetivo final a elaboração do mapa estratégico de CT&I do Centro-Oeste.
Na manhã de terça-feira (30/04), a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, participa da Conferência Regional Centro-Oeste, com previsão de participação também do governador Ronaldo Caiado, acompanhado do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico. Na ocasião, haverá ato solene com participação das autoridades presentes e representantes de entidades, instituições e sociedade civil organizada.
Na sequência, o secretário José Frederico (Secti Goiás) apresenta o Plano Diretor para Educação Superior de Goiás (2024-2033), e o e-book do documento. A elaboração do PDES foi realizada de agosto de 2022 até dezembro de 2023, e foi baseada em estudos, escutas ativas, dez audiências públicas e participações de diversos atores da área acadêmica, setor produtivo, governo e comunidade.
A plenária final será realizada à tarde, das 14 às 17 horas, quando os conferencistas vão compilar as reflexões sobre os principais desafios e as contribuições da agenda regional. O documento final subsidiará a construção da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação que será elaborado durante a Conferência Nacional de CT&I, que será realizado de 04, 05 e 06 de junho, em Brasília.
Comments