Ozempic não aumenta o risco de pensamentos suicidas

Uma nova e abrangente revisão realizada na Universidade Case Western Reserve, nos Estados Unidos, descobriu que pessoas que tomam Ozempic ou Wegovy para diabetes e perda de peso não precisam se preocupar com um risco maior de pensamentos ou sentimentos suicidas durante o tratamento com esses medicamentos.

Nesta revisão, os pesquisadores compararam casos de ideação suicida entre pessoas que estavam utilizando semaglutida com aquelas que estavam utilizando outros medicamentos para perda de peso ou diabetes.

A análise abrangeu mais de 240 mil pessoas com obesidade e mais de 1,5 milhão com diabetes tipo 2, examinando o risco de ideação suicida seis meses após o início do tratamento com os medicamentos, bem como em momentos posteriores.

Após seis meses, observou-se que entre as pessoas que estavam utilizando o medicamento para perda de peso, a semaglutida estava associada a um risco 73% menor de ideação suicida pela primeira vez e a um risco 56% menor de ideação suicida recorrente. Os medicamentos com os quais a semaglutida foi comparada incluíram bupropiona, naltrexona, orlistat, topiramato e fentermina.

Para pessoas com diabetes tipo 2, as reduções foram de 64% e 49%, respectivamente. Aqui, os medicamentos com os quais a semaglutida foi comparada incluíam insulina, metformina e classes mais recentes de medicamentos conhecidos como inibidores de DPP-4 e SGLT-2.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP