Casais podem desenvolver pressão alta juntos
Muitas pessoas sustentam a crença de que casais que compartilham anos juntos acabam por se assemelhar, adotando maneirismos semelhantes e até mesmo falando de forma parecida.
No entanto, uma nova pesquisa da American Heart Association indica que muitos cônjuges ou parceiros em relacionamentos heterossexuais podem compartilhar um problema de saúde perigoso em comum: pressão alta.
Um estudo multinacional examinou casais heterossexuais de meia-idade e mais velhos nos Estados Unidos, Inglaterra, China e Índia. Descobriu-se que em 20% a 47% dos casos, ambos os cônjuges ou parceiros apresentavam pressão arterial elevada.
A prevalência de ambos os cônjuges ou parceiros sofrendo da doença foi especialmente notável na Inglaterra e nos Estados Unidos. No entanto, as pessoas cujos cônjuges ou parceiros com 50 anos ou mais tinham pressão arterial elevada também apresentavam maior probabilidade de ter o mesmo problema na China e na Índia.
Os pesquisadores sugerem intervenções baseadas em casais para aprimorar o diagnóstico e o gerenciamento da hipertensão arterial, como o rastreamento em conjunto, a formação de habilidades ou a participação conjunta em programas de tratamento.
Comments