Suplementos para academia podem prejudicar a fertilidade
Muitos frequentadores de academia recorrem a suplementos proteicos para aumentar a massa muscular, no entanto, desconhecem que essa prática pode prejudicar sua fertilidade, conforme indica um estudo conduzido pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido.
O estudo entrevistou 152 frequentadores assíduos de academias. Os resultados revelaram que mais da metade (52%) dos participantes do sexo masculino não haviam considerado sua fertilidade antes da pesquisa.
Os pesquisadores constataram que os homens mostravam interesse genuíno em sua fertilidade quando questionados, mas raramente pensavam nisso por iniciativa própria. Isso se deve, em parte, à percepção social de que a fertilidade é uma questão feminina e à crença equivocada de que a fertilidade masculina não muda ao longo da vida.
Aproximadamente 28% dos entrevistados masculinos priorizaram os benefícios das rotinas de exercícios e dos suplementos sobre a fertilidade, enquanto 38% discordaram. Embora os entrevistados estivessem cientes dos riscos associados ao uso de esteroides anabolizantes, poucos compreendiam os possíveis efeitos negativos da suplementação proteica.
Os autores destacam que essas descobertas não sugerem que as pessoas devam evitar a academia, mas sim que devem estar conscientes e buscar informações sobre os suplementos consumidos, sejam proteínas, vitaminas ou outros.
Comments