Tratamento para artrite para eficaz no diabetes tipo 1
Um fármaco comumente utilizado para controlar a artrite reumatoide pode representar uma promissora abordagem no combate a outro distúrbio do sistema imunológico, o diabetes tipo 1. Pesquisadores australianos relatam que o baricitinibe demonstrou ajudar pacientes diagnosticados recentemente com diabetes tipo 1 a preservar sua capacidade natural de produzir insulina, retardando assim a progressão da doença.
Durante um período de um ano, os pesquisadores monitoraram os níveis de glicose no sangue e a produção de insulina. Os participantes foram aleatoriamente divididos em dois grupos: 60 receberam baricitinibe, enquanto os outros 31 receberam um placebo. Nem os pacientes nem os pesquisadores sabiam quem estava tomando o medicamento ou o placebo.
Todos os participantes continuaram a receber sua terapia usual de insulina durante todo o estudo. Contudo, “aqueles com diabetes tipo 1 que receberam o medicamento necessitaram de significativamente menos insulina para o tratamento”, observou Kay. No entanto, nenhum dos participantes conseguiu suspender completamente o uso da insulina.
Em termos de controle glicêmico, os pesquisadores destacaram que o baricitinibe melhorou os indicadores de glicose no sangue avaliados por meio de monitoramento contínuo da glicose. Além disso, os testes revelaram que o tratamento com baricitinibe preservou a capacidade das células beta pancreáticas de secretar insulina, sugerindo uma progressão mais lenta da doença.
Quanto a possíveis efeitos adversos do medicamento, a frequência e a gravidade dos eventos adversos foram comparáveis nos dois grupos de estudo, e nenhum evento adverso grave foi atribuído ao baricitinibe ou ao placebo.
Comments