Estadão aponta Caiado como principal liderança da centro-direita para corrida presidencial em 2026
O Jornal Estado de São Paulo destacou o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) como o principal representante da centro-direita para a corrida presidencial de 2026. Segundo a colunista Vera Rosa, do mesmo veículo, o líder do governo em Goiás é considerado “um dos principais pré-candidatos do centro à Presidência”.
Vera Rosa observa que Caiado emerge como figura central entre os partidos de centro e direita no processo de articulação pré-eleitoral, envolvendo sua própria legenda – o União Brasil -, o Progressistas (PP) e o Republicanos. Essas três legendas contam com 17 senadores e 149 deputados no Congresso Nacional, conferindo-lhes uma posição sólida no parlamento brasileiro.
Caso o blocão se concretize, os três partidos seguirão juntos para confrontar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma possível disputa em 2026. De acordo com a colunista, nesta composição partidária hipotética, a senadora Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), é considerada como possível candidata a vice-presidente.
O governador de Goiás já se colocou como candidato ao Palácio do Planalto nas próximas eleições. Além de um histórico de coerência e alinhamento com as pautas da direita, os resultados de sua gestão demonstram sucesso em áreas como segurança pública, saúde, assistência social e educação. Caiado desfruta da maior aprovação do país, segundo a Pesquisa AtlasIntel divulgada no final de janeiro deste ano.
Com quase quatro décadas de vida pública, Caiado tem sido uma figura proeminente no debate nacional e consolidou-se como referência na política. A liderança do governador goiano tem sido destacada em entrevistas tanto em veículos internacionais, como a revista The Economist, do Reino Unido, quanto em veículos nacionais, como Globo News, Jovem Pan, O Globo, entre outros.
Comments