Sedentarismo pode aumentar as chances de miomas uterinos
Um estudo conduzido na Universidade Médica de Kunming, na China, revelou que mulheres que levam uma vida sedentária podem ter maior propensão a desenvolver miomas uterinos antes da menopausa.
Os pesquisadores examinaram informações de mais de 6.600 mulheres em todo o país, com idades entre 30 e 55 anos e que ainda não tinham entrado na menopausa. A maioria delas (84%) tinha dois ou mais filhos.
O comportamento sedentário foi definido como períodos prolongados de sentar ou deitar, incluindo atividades como assistir televisão, fazer tricô, ler ou jogar jogos de tabuleiro. No decorrer do estudo, 8,5% das mulheres desenvolveram miomas, sendo que essa ocorrência aumentou conforme as mulheres envelheciam. Além disso, o excesso de peso e ter dois ou mais filhos foram associados a um maior risco de desenvolvimento de miomas.
O sedentarismo também mostrou ser um fator significativo: o risco foi cinco vezes maior entre aquelas que passavam seis ou mais horas por dia em atividades sedentárias durante o tempo de lazer, comparado com aquelas que passavam menos de duas horas. Notavelmente, esse efeito foi observado apenas em mulheres com sobrepeso ou obesas.
Fonte: BMJ Open. DOI: 10.1136/bmjopen-2023-073592.
Comments