Inflamação cerebral pode aumentar problemas de humor na doença de Alzheimer
Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, revelou uma ligação entre inflamação cerebral e variações de humor em pacientes diagnosticados com Alzheimer.
De acordo com os pesquisadores, a inflamação no cérebro parece desempenhar um papel significativo nos problemas de humor enfrentados por pacientes com Alzheimer, em contraste com os marcadores tradicionais da doença, como as proteínas beta amilóide ou tau.
A presença de inflamação cerebral está fortemente correlacionada com relatos de cuidadores ou familiares sobre mudanças abruptas de humor, que vão desde a calma até a agitação ou raiva. Além disso, os indivíduos que apresentaram níveis mais elevados de sofrimento também apresentaram níveis mais elevados de inflamação cerebral.
O estudo envolveu a participação de 109 idosos, a maioria dos quais não manifestava deficiências cognitivas, mas apresentava resultados positivos para amiloide e tau. Tanto os exames cerebrais quanto as avaliações clínicas revelaram que a inflamação causada pela resposta imunológica do cérebro estava fortemente associada a uma série de sintomas psiquiátricos, incluindo distúrbios do sono e agitação. Embora os níveis de amiloide e tau fossem indicativos desses sintomas, a inflamação cerebral parecia ter um impacto adicional.
Os pesquisadores observaram que sintomas como irritabilidade excessiva tendem a surgir nos estágios iniciais da progressão do Alzheimer, sugerindo que a inflamação pode desempenhar um papel mais significativo do que se pensava anteriormente. Eles destacam que essas descobertas também podem ter implicações importantes para outras doenças degenerativas do cérebro.
Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.45175.
Comments