Hall da Fama do COB receberá quatro novos membros
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou que quatro novos integrantes serão adicionados ao seu Hall da Fama: Afrânio Costa (tiro esportivo), Daiane dos Santos (ginástica), Edinanci Silva (judô) e Gustavo Kuerten (tênis). A decisão foi tomada durante uma reunião da Comissão Avaliadora realizada em 27 de fevereiro.
“É sempre uma grande satisfação honrar aqueles que deixaram sua marca na história do esporte olímpico brasileiro. Os quatro nomes escolhidos pela Comissão representam um legado de atletas que conquistaram feitos notáveis, inspiraram toda uma geração e agora serão eternizados na memória do Movimento Olímpico nacional”, afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley.
Afrânio Costa, atleta de tiro esportivo, conquistou a primeira medalha brasileira na história dos Jogos Olímpicos: uma prata na prova de pistola livre em 1920. Daiane dos Santos foi a primeira campeã mundial de ginástica artística do Brasil, em Anaheim (Estados Unidos), em 2003, destacando-se especialmente no solo.
Edinanci Silva, judoca paraibana, foi a primeira mulher a participar de quatro edições dos Jogos Olímpicos. Gustavo Kuerten, conhecido como Guga, atingiu o ápice de sua carreira no final da década de 1990 e início dos anos 2000, conquistando dois títulos em Roland Garros e alcançando o topo do ranking da ATP, sendo o primeiro tenista sul-americano a obter essa honra.
O Hall da Fama do COB foi estabelecido em 2018 e já homenageou 35 personalidades do esporte nacional. Os quatro novos homenageados serão celebrados em uma cerimônia especial, cuja data ainda será definida, na qual deixarão suas impressões digitais para serem exibidas em uma futura exposição no Centro de Treinamento do COB. Para Afrânio Costa, que faleceu em 1979, um membro da família receberá a homenagem. Além disso, toda a história e legado dos homenageados estarão disponíveis na página digital do Hall da Fama no site do COB.
Comments