Brasil tem quase 20 mil novos diagnósticos de câncer de pênis em 9 anos
Segundo dados do Ministério da Saúde, a neoplasia maligna de pênis representa 2% dos tipos de câncer em homens no Brasil, com 19,9 mil casos diagnosticados entre 2013 e 2022. Desse total, 5,6 mil homens passaram por amputação do órgão devido a complicações da doença.
O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Eduardo Pimentel, destaca a necessidade de conscientização sobre o câncer de pênis, enfatizando que, embora seja uma condição surpreendente para muitos, o tratamento muitas vezes envolve a mutilação parcial ou total do órgão.
Pimentel alerta que o Brasil ocupa o terceiro lugar mundial em diagnósticos e mortes por câncer de pênis, ressaltando a importância do diagnóstico precoce, que pode ser indicado por sintomas como feridas persistentes, secreção com odor forte e alterações na pele da glande.
Apesar de ser uma doença rara, houve um aumento de cirurgias registradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos últimos anos, assim como o uso de quimioterapia e radioterapia em casos avançados ou não cirúrgicos. A faixa etária mais afetada é acima dos 50 anos, embora também possa ocorrer em homens mais jovens.
A educação sobre higiene íntima desde a infância é enfatizada como uma medida preventiva essencial, com Pimentel destacando a importância dos pais ensinarem aos meninos a correta higienização do pênis. Essa prática simples pode contribuir significativamente para a prevenção dessa doença potencialmente devastadora
Comments