Inteligência Artificial pode avaliar risco de câncer em pessoas que nunca fumaram

Um novo estudo conduzido no Boston University School of Medicine, nos Estados Unidos, demonstrou que a inteligência artificial pode ser útil na avaliação do risco de câncer de pulmão em pessoas que não fumam.

O programa de inteligência artificial, denominado “CXR-Lung-Risk”, analisa imagens de radiografias torácicas de rotina em busca de padrões associados ao câncer de pulmão. Indivíduos cujas radiografias torácicas foram identificadas pelo programa tinham o dobro do risco de desenvolver câncer de pulmão em comparação com aqueles cujas imagens foram classificadas como de baixo risco.

O modelo CXR-Lung-Risk foi desenvolvido utilizando mais de 147.000 radiografias torácicas de quase 41.000 fumantes e não fumantes que participaram de um estudo de rastreamento de câncer. Após aprender os padrões de câncer de pulmão a partir dessas imagens, a inteligência artificial foi testada em um conjunto de 17.400 pessoas que nunca fumaram. Esses pacientes realizaram radiografias torácicas de rotina entre 2013 e 2014.

O programa identificou aproximadamente 28% dos participantes que nunca fumaram como tendo alto risco de câncer de pulmão, dos quais 2,9% foram posteriormente diagnosticados com esse tipo de câncer.

Os pesquisadores destacam que uma das principais vantagens dessa técnica é sua capacidade de utilizar apenas uma única imagem de radiografia torácica, um exame comum na medicina e amplamente disponível nos registros médicos eletrônicos.

Fonte: 2023 Radiological Society of North America’s Annual Meeting.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP