Doença coronariana precoce é forte preditor de demência

Um estudo conduzido na Universidade de Pequim, na China, revela que pessoas diagnosticadas com doença coronariana no início da meia-idade enfrentam um risco significativamente maior de desenvolver demência mais tarde na vida, em comparação com indivíduos com corações saudáveis.

Ao analisar os dados de saúde de 432.667 pacientes do Serviço Nacional de Saúde do Biobanco do Reino Unido, os pesquisadores descobriram uma relação direta entre a idade mais jovem no diagnóstico da doença coronariana e um aumento no risco de demência. A cada diminuição de dez anos na idade de início da doença coronariana, o risco de demência aumentava proporcionalmente.

Durante um período de acompanhamento médio de 13 anos, os dados revelaram 5.876 casos de demência, 2.540 casos de doença de Alzheimer e 1.220 casos de demência vascular entre os participantes. Verificou-se que o início precoce da doença coronariana estava associado a um aumento de 25% no risco de demência, um aumento de 29% no risco de doença de Alzheimer e um aumento de 22% no risco de demência vascular, em comparação com indivíduos com corações saudáveis.

Fonte: Journal of the American Heart Association. DOI: 10.1161/JAHA.123.031407.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP