Companhia aérea da Finlândia começa a pesar passageiros
Uma companhia aérea anunciou que começou a pesar os passageiros junto com a bagagem de mão nesta semana, a fim de melhor estimar o peso do avião antes da decolagem. A medida da Finnair é aplicada a todos os voos que partem de Helsinque, na Finlândia. “Ao longo desta semana, mais de 500 clientes voluntários participaram da pesagem”, afirmou a porta-voz da companhia, Kaisa Tikkanen, conforme reportado pelo “Daily Mail”. Com o tempo, a medida pode se tornar obrigatória.
A Finnair explicou em comunicado que as companhias aéreas precisam calcular o peso do avião, da carga interna e dos passageiros a bordo para garantir um voo equilibrado e seguro. As companhias aéreas podem usar pesos médios fornecidos pelas autoridades aeronáuticas, estimados em 88 kg, ou coletar seus próprios dados. A Finnair optou pela segunda opção. “Apenas o agente de atendimento ao cliente que trabalha no ponto de medição tem acesso ao peso total, garantindo a privacidade dos participantes”, disse Satu Munnukka, chefe de processos terrestres da Finnair.
Contudo, nas redes sociais, muitos internautas expressaram horror diante do anúncio, argumentando que isso poderia causar constrangimento aos passageiros com excesso de peso, descrevendo o plano como “cruel”. Algumas pessoas declararam que não voariam com a Finnair tão cedo, enquanto outras criticaram o plano como uma tentativa de resolver a crise da obesidade.
Uma usuária atacou a companhia aérea, afirmando que não viajaria com a Finnair, pois “não se sentiria envergonhada por uma maldita companhia aérea”. “A Finnair vai começar a pesar seus passageiros? Eu li isso corretamente? Estou totalmente chocado! E enojado”, escreveu outra pessoa.
A empresa esclareceu ao “Huffington Post” que os passageiros subirão na balança com todas as roupas e a bagagem de mão para obter uma leitura combinada. Não é apenas o peso corporal que interessa à Finnair, mas o peso total. O diretor de comunicações, Päivyt Tallqvist, destacou que os finlandeses tendem a trazer mais peso para o avião nos meses mais frios, devido aos casacos pesados.
“Temos uma cultura de segurança muito forte em nossa organização. Queremos garantir a precisão dos dados usados para os cálculos, pois eles são cruciais para o desempenho da aeronave. Quando explicamos isso aos passageiros, eles compreendem”, comentou Tallqvist.
Comments