Ataque cardíaco pode dar sinais até 24 horas antes de acontecer
Um estudo realizado pelo Smidt Heart Institute of Cedars-Sinai, nos Estados Unidos, sugere que um episódio de parada cardíaca pode não ocorrer de forma tão abrupta, pois até metade dos pacientes podem manifestar algum sintoma nas 24 horas que antecedem o episódio. Além disso, os sintomas variam conforme o sexo, sendo que, para as mulheres, a falta de ar é o sintoma mais proeminente indicativo de uma iminente parada cardíaca súbita, enquanto, para os homens, a dor e a pressão no peito são mais predominantes.
Contrariando a crença comum de que a parada cardíaca ocorre sem aviso, o estudo aponta que a identificação de sinais de alerta pode oferecer às pessoas uma oportunidade de reação, uma vez que a maioria das pessoas que vivenciam paradas cardíacas fora do ambiente hospitalar falece em poucos minutos.
Geralmente desencadeada por irregularidades no ritmo cardíaco, a parada cardíaca ocorre quando o coração deixa de bombear, interrompendo o fluxo sanguíneo para o cérebro e outros órgãos. Ao revisar dados de dois estudos comunitários envolvendo pessoas que experimentaram paradas cardíacas súbitas e compará-los com aqueles que buscaram atendimento de emergência sem terem uma parada cardíaca, os pesquisadores constataram que 50% das pessoas que sofreram uma parada cardíaca súbita apresentaram pelo menos um sintoma indicativo no dia anterior.
Adicionalmente, constatou-se que grupos menores de homens e mulheres experimentaram palpitações, atividades semelhantes a convulsões e sintomas semelhantes aos da gripe antes de enfrentarem uma parada cardíaca.
Fonte: The Lancet Digital Health. DOI: 10.1016/S2589-7500(23)00147-4.
Comments