Inteligência Artificial pode detectar doenças cardíacas em gestantes
A Clínica Mayo, nos Estados Unidos, divulgou que um estetoscópio digital impulsionado por inteligência artificial tem a capacidade de detectar doenças cardíacas relacionadas à gravidez.
Uma recente pesquisa sugere que a inteligência artificial pode desempenhar um papel importante no diagnóstico da cardiomiopatia periparto, uma condição potencialmente fatal, porém tratável, que enfraquece o músculo cardíaco de mulheres durante a gravidez ou após o parto.
Esse novo estetoscópio digital utiliza dados de eletrocardiograma e sons cardíacos para identificar o dobro de casos de cardiomiopatia periparto em comparação com os cuidados médicos convencionais.
O ensaio clínico randomizado envolveu 1.195 mulheres que estavam recebendo cuidados de gravidez na Nigéria, demonstrando a capacidade do estetoscópio digital habilitado por inteligência artificial em prever a cardiomiopatia periparto quando aplicado.
A identificação precoce desses problemas é crucial, pois os sintomas, tais como falta de ar, inchaço, ganho de peso e batimentos cardíacos acelerados, podem ser confundidos com sintomas normais da gravidez.
Fonte: EurekAlert! January, 2024.
Comments