Indicação de Flávio Dino deve ter ao menos 50 votos a favor, projeta relator
O senador Weverton Rocha (PDT-MA) prevê pelo menos 50 votos a favor da aprovação da indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, ao Supremo Tribunal Federal (STF). Rocha atua como relator da indicação.
Para a aprovação, são necessários, no mínimo, 41 votos dos 81 senadores no plenário. O senador antecipou que apresentará um parecer favorável à indicação de Flávio Dino, destacando sua trajetória vitoriosa e amplo conhecimento jurídico.
Antes da votação em plenário, Flávio Dino passará por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), agendada para 13 de dezembro. “Acredito que teremos pelo menos 50 votos, um número confortável para passar no plenário. Achamos que ele pode alcançar de 58 a 62 votos. Alguns senadores de oposição declararam que votarão contra, alegando politização do tribunal e revanchismo”, afirmou o relator.
Dino, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a vaga no STF, aberta pela aposentadoria compulsória de Rosa Weber, recebeu críticas de senadores de oposição, como Eduardo Girão (Novo-CE), que questionou a politização do tribunal ao incluir um político nato. Flávio Dino, formado em direito pela UFMA, com mestrado na UFPE, possui uma carreira de 12 anos como juiz federal, incluindo a presidência da Ajufe e a secretaria-geral do CNJ.
Comments