Brasil é o 2º país em mortes por diabetes não diagnosticada, aponta fórum
Apesar do elevado número de casos de diabetes no Brasil, especialistas destacaram a quase total ausência de informações sobre a doença durante uma audiência pública na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados. De acordo com Jaqueline Correia, presidente do Instituto Diabetes Brasil, o país conta atualmente com 588 mil pessoas diagnosticadas com algum tipo de diabetes. Destas, 30% são jovens entre 13 e 16 anos que já apresentam comorbidades.
Fadlo Fraige, presidente da Associação Nacional de Atenção ao Diabetes, ressaltou que o número de diabéticos não diagnosticados é equivalente à metade do número de pacientes conhecidos. Mark Barone, coordenador-geral do Fórum Intersetorial para Combate às doenças crônicas não transmissíveis no Brasil, acrescentou que o país é o segundo no mundo em número de mortes devido ao diabetes tipo 1 não diagnosticado.
A doença também provoca uma significativa redução na expectativa de vida dos pacientes. Barone explicou que pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 1 aos 10 anos de idade têm, em média, uma redução de 25 anos na expectativa de vida, resultando em uma expectativa de vida de 52 anos. Ele destacou que a situação pode ser ainda mais grave em algumas regiões do Brasil, onde pessoas com diabetes enfrentam uma redução de até 48 anos no período de vida saudável.
Os especialistas informaram aos deputados que uma das complicações mais comuns do diabetes são as doenças cardiovasculares, responsáveis por 50% das mortes por causas cardiovasculares no Brasil, segundo Fadlo Fraige. A cegueira também é uma complicação recorrente em pacientes diabéticos, sendo a falta de informação um fator determinante. Solange Travassos, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, revelou que metade dos pacientes não está ciente do risco de desenvolver retinopatia devido à doença.
A médica ressaltou que entre 70% e 90% dos diabéticos recebem o diagnóstico de doença da retina no primeiro exame, quando o problema já está em estágio avançado e pode levar à cegueira. Os participantes da audiência pública enfatizaram que o tratamento preventivo, principalmente por meio de dietas e insulina, é fundamental para evitar o desenvolvimento de doenças em pacientes diabéticos.
Comments