‘Tricotilomania’: Bola gigantesca de cabelo “com uma cauda” é removida de estômago de americana
Uma mulher que tinha o hábito de puxar e comer o próprio cabelo teve uma gigantesca bola de cabelo com 15 centímetros de diâmetro removida de seu estômago, de acordo com um periódico médico. A mulher de 38 anos, que sofria de náuseas, vômitos e um abdômen extremamente inchado quando chegou ao hospital nos Estados Unidos, havia perdido dramaticamente peso, emagrecendo cerca de 7 quilos nos oito meses anteriores, após perder o apetite.
A mulher, não identificada, foi submetida a uma cirurgia de emergência, onde uma gigantesca bola de cabelo foi encontrada alojada em seu trato digestivo, com uma pequena “cauda” de cabelo se estendendo para o intestino e uma segunda bola de cabelo de quatro centímetros alojada mais profundamente no intestino.
Ela foi diagnosticada com a rara Síndrome de Rapunzel, que foi documentada apenas 88 vezes na literatura médica. De acordo com o periódico BMJ, a síndrome é causada pela tricotilomania, um distúrbio que leva o paciente a desenvolver um desejo irresistível de arrancar seu próprio cabelo, e, às vezes, comê-lo.
Nomeada em referência à longa cabeleira de Rapunzel no conto de fadas dos irmãos Grimm, essa síndrome é extremamente rara, mas pode causar efeitos colaterais e complicações potencialmente fatais à medida que o cabelo fica preso no estômago do paciente.
Os sintomas típicos incluem náusea, vômito, alteração nos hábitos intestinais, inchaço abdominal e perda de peso. As complicações podem ser graves e incluir obstrução intestinal, perfuração intestinal, sangramento intestinal, anemia, perda de peso e apendicite.
Os cirurgiões removeram ambas as bolas de cabelo da mulher, e ela foi liberada do hospital após seis dias, com recomendações para buscar terapia psicológica. Ela também recebeu tratamento para desnutrição e aconselhamento para consumir alimentos ricos em proteínas, como ovos e peito de frango, e um suplemento diário de ferro.
Comments