Pesquisadores descobrem como reverter o envelhecimento
O envelhecimento, uma vez considerado inevitável e natural, está sendo desafiado por pesquisadores da Universidade de Harvard nos EUA. Eles descobriram uma maneira de reverter o processo, usando reparos no DNA de camundongos. Essa pesquisa sugere que as mudanças na expressão do DNA, conhecidas como epigenética, desempenham um papel crucial no envelhecimento, em vez das mutações no DNA propriamente dito.
Os cientistas criaram cortes temporários no DNA dos camundongos para simular o impacto de fatores ambientais e de estilo de vida na epigenética do DNA. Essas mudanças fizeram com que os camundongos parecessem mais velhos, com biomarcadores de envelhecimento aumentados. No entanto, por meio de terapia genética, eles conseguiram reverter essas mudanças e rejuvenescer os camundongos em mais de 50%.
Embora estudos anteriores tenham explorado a epigenética no envelhecimento, este é o primeiro a destacar sua importância como fator primário no envelhecimento de mamíferos. No entanto, o estudo foi realizado em camundongos, e mais pesquisas são necessárias em mamíferos maiores ou em humanos.
Mesmo sem esperar por mais pesquisas, pequenas mudanças no estilo de vida podem influenciar nossa idade biológica. Uma dieta saudável, exercícios regulares, redução do estresse e sono adequado podem retardar o envelhecimento e rejuvenescer nossa expressão genética.
Comments