Ruído do trânsito está associado a maior risco de suicídio
Segundo um estudo do Instituto Suíço Tropical e de Saúde Pública, residir em proximidade a áreas com tráfego intenso de veículos pode elevar o risco de suicídio. Os pesquisadores analisaram informações de 5,1 milhões de indivíduos, adolescentes e adultos com 15 anos ou mais, que faziam parte do Swiss National Cohort no período de 2001 a 2015.
Além disso, eles incluíram dados relacionados à exposição ao ruído originado de diferentes fontes de transporte, incluindo tráfego rodoviário, ferroviário e aéreo, que estavam disponíveis para todos os domicílios em 2001 e 2011. Os pesquisadores relacionaram esses dados de ruído com a localização de residência dos participantes do estudo.
Embora tenham observado uma única associação, os resultados que conectam os níveis de ruído ao suicídio se mantiveram robustos mesmo após ajustes levando em consideração a exposição à poluição do ar, a quantidade de áreas verdes nas proximidades das residências e diversos indicadores socioeconômicos. Cada aumento de 10 decibéis na média de ruído do tráfego nas casas resultou em um aumento de 4% no risco de suicídio.
Os pesquisadores explicam que o ruído amplia a carga mental, contribuindo para o desenvolvimento de distúrbios mentais ou agravando condições já existentes. Distúrbios de saúde mental afetam quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo e são uma das principais causas de suicídio.
Comments