Lula discute agenda emergente para Sul Global em Cuba

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está atualmente reunido com representantes de mais de 100 nações em desenvolvimento em Havana neste sábado, 16. Ele está participando da cúpula de líderes do G77, que inclui a presença da China como convidada. Além disso, ele está programado para uma reunião bilateral com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, com o objetivo de restabelecer as relações diplomáticas com o país caribenho.

Lula tem empreendido uma série de esforços para reposicionar o Brasil no cenário internacional, participando de importantes cúpulas em países ricos e em desenvolvimento, como o G20 na Índia, o Brics na África do Sul e a Celac-União Europeia em Bruxelas. Agora, ele busca fortalecer laços com nações mais pobres, reforçando sua visão de que as nações mais ricas devem auxiliar as menos desenvolvidas.

O presidente brasileiro chegou a Havana na sexta-feira, dia 15 de setembro, e participou de um jantar oferecido por Díaz-Canel a outros líderes de Estado e de Governo que também visitaram o país. Ele está hospedado no hotel Meliá Havana.

Lula partiu de Brasília às 12h20 e seguirá para Nova York, nos Estados Unidos, no final da tarde deste sábado, onde participará da 78ª Assembleia Geral da ONU na próxima semana. No G77 + China, Lula será o primeiro a discursar. O evento ocorrerá no Palácio de Convenções de Havana e, segundo diplomatas envolvidos na preparação da viagem, seu discurso abordará temas já apresentados em outros fóruns internacionais:

– a reformulação de organismos internacionais, como a ONU;

– a expansão do Conselho de Segurança do órgão;

– a renegociação de dívidas com o FMI (Fundo Monetário Internacional) com o foco em investimentos para que os devedores possam gerar riqueza e pagar seus débitos;

– a cobrança por mais recursos para a resolução dos problemas climáticos.

O retorno do presidente ao Brasil após a viagem aos Estados Unidos está previsto para a próxima quinta ou sexta-feira, 21 ou 22 de setembro. Esta será a 14ª e 15ª viagem internacional de Lula desde que assumiu o cargo, e em todas as viagens ao exterior, a primeira-dama Janja Lula da Silva o acompanhou.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP