Goiás reduz casos de chikungunya
A Secretaria de Saúde (SES-GO) está enfatizando a importância da prevenção na luta contra a disseminação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em 2022, Goiás registrou 4.072 casos de zika e chikungunya. No decorrer deste ano, esse número diminuiu para 1.755, representando uma queda de 53%.
Durante uma reportagem veiculada no programa “O Mundo Em Sua Casa”, da Televisão Brasil Central, nesta quinta-feira (24), Edna Maria Covem, gerente de Vigilância Ambiental e de Saúde do Trabalhador da SES-GO, esclareceu o motivo da redução.
“Uma das razões é o número de casos do ano anterior, uma vez que a vulnerabilidade imunológica das pessoas ao adoecimento foi reduzida devido ao contato prévio com o vírus. Outra situação são as campanhas intensivas para eliminar os criadouros”, elucidou.
A estratégia para evitar infecções envolve minimizar o contato entre humanos e vetores. A Vigilância Sanitária implementou medidas para conter o aumento de casos em Goiás.
“Estamos treinando agentes comunitários de saúde nos municípios para conduzirem visitas domiciliares, identificarem e eliminarem os criadouros”, comentou.
Edna também destacou outras medidas preventivas, como “a distribuição de inseticidas para controle químico e a manutenção dos equipamentos para nebulização dos inseticidas”.
Cuidados constantes
De acordo com as diretrizes da secretaria, é fundamental que a população esteja atenta aos possíveis focos de reprodução do mosquito, eliminando recipientes que acumulem água parada, mantendo as áreas externas limpas e colaborando com as ações de limpeza promovidas pelas autoridades locais.
“Recomendamos que os cidadãos cuidem de suas propriedades e, caso identifiquem persistentes focos de reprodução na vizinhança, denunciem ligando para o número 150, permitindo que a Vigilância Sanitária realize uma inspeção”, finalizou Edna.
Comments