Conheça a dieta que ajuda a prevenir demências como o Alzheimer
Novas investigações observacionais sugerem que os padrões alimentares podem conferir benefícios protetores contra a deterioração cognitiva. No caso dos idosos, a dieta MIND – Intervenção Mediterrânea-DASH para Atraso Neurodegenerativo – uma fusão das dietas mediterrânea e DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension), com modificações específicas, foi vinculada a uma redução no risco de demência, de acordo com os resultados de um estudo veiculado no The New England Journal of Medicine.
A dieta MIND inclui alimentos ricos em neuroproteção e antioxidantes, enfatizando opções saudáveis como vegetais de folhas escuras, legumes, grãos integrais, azeite, peixe, aves e vinho tinto, ao mesmo tempo que limita ou elimina o consumo de produtos processados e ultraprocessados.
Para examinar os impactos cognitivos dessa dieta, cientistas britânicos do National Institute on Aging conduziram um ensaio clínico randomizado e controlado, envolvendo 1929 idosos sem comprometimento cognitivo, mas com histórico familiar de demência e índice de massa corporal acima de 25. O primeiro grupo, composto por 301 indivíduos, seguiu a dieta MIND, enquanto o segundo grupo, com 303 participantes, aderiu a uma dieta controle com restrição calórica leve ao longo de três anos. Após esse período, os participantes responderam a um questionário de 14 perguntas e passaram por uma série de 12 testes cognitivos.
O ensaio foi concluído por 93,4% dos participantes, e foram observadas melhorias na função cognitiva em ambos os grupos. O grupo da dieta MIND apresentou um aumento de 0,205 unidades padronizadas, enquanto o grupo da dieta controle teve um aumento de 0,170 unidades padronizadas.
Estudos anteriores, como um veiculado no Alzheimer’s & Dementia em 2015, já haviam revelado a eficácia da dieta MIND em combater a deterioração cognitiva e prevenir doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Isso ocorre devido a efeitos que impactam a estrutura e a função cerebral, demonstrando resultados particularmente significativos na prevenção de demência em estágios iniciais. A dieta MIND promove melhorias nos vasos sanguíneos cerebrais, reduz a adiposidade corporal, melhora a pressão arterial e reduz o acúmulo da proteína beta-amiloide (associada à doença de Alzheimer) e a atrofia cerebral.
Comments