Uso frequente de laxantes pode aumentar o risco de demência
De acordo com uma nova pesquisa conduzida pelo Instituto de Tecnologia Avançada de Shenzhen, pertencente à Academia Chinesa de Ciências, na China, o uso regular de laxantes como um método para aliviar a constipação pode aumentar o potencial de desenvolver demência em um momento posterior. Esse estudo revelou que esse risco é ainda mais significativo entre indivíduos que consomem vários tipos de laxantes, incluindo os laxantes osmóticos, que agem atraindo água para as fezes.
Os cientistas analisaram padrões de consumo de laxantes em uma amostra de mais de meio milhão de indivíduos participantes do projeto contínuo de pesquisa do Biobank do Reino Unido. A idade média dos participantes era de 57 anos e, no início do estudo, nenhum deles apresentava sinais de demência. Entre esses participantes, 3,6% relataram a utilização frequente de laxantes de venda livre na maioria dos dias durante o último mês.
Ao longo de um período de 10 anos de observação, 1,3% das pessoas que faziam uso regular de laxantes acabaram desenvolvendo demência. Em contraste, apenas 0,4% das pessoas que não utilizavam laxantes regularmente manifestaram demência. Após ajustar os resultados para levar em consideração outros fatores já conhecidos por elevar o risco de demência, como histórico familiar, os pesquisadores constataram que aqueles que consumiam laxantes regularmente apresentavam um risco 51% maior de desenvolver demência em comparação com aqueles que não faziam uso constante de laxantes.
As análises também revelaram que aqueles que utilizavam um tipo específico de laxante apresentavam um aumento de 28% no risco de demência, enquanto aqueles que recorriam a dois ou mais tipos diferentes de laxantes tinham um risco elevado de 90%. É importante observar que os pesquisadores não tiveram acesso às informações sobre as dosagens dos laxantes utilizados. Entre aqueles que utilizavam apenas um tipo de laxante, somente os laxantes osmóticos demonstraram uma associação significativa com o risco de demência. Os laxantes osmóticos funcionam atraindo água para o cólon para promover o amolecimento das fezes, enquanto outros tipos de laxantes atuam como formadores de volume, agentes suavizantes ou estimulantes intestinais.
Comments