Redução da Selic faz bancos públicos reduzirem suas taxas
O Comitê de Política Monetária (Copom) optou por reduzir a taxa Selic em 0,5 ponto percentual. Essa decisão motivou os bancos públicos a anunciarem taxas menores no empréstimo consignado. Na sequência do anúncio do Copom, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil divulgaram comunicados.
A Caixa informou que as taxas de juros do Crédito Consignado para beneficiários e pensionistas do INSS serão reduzidas de 1,74% para a partir de 1,70% ao mês. Enquanto isso, o Banco do Brasil também reduziu suas taxas nas linhas de crédito consignado e automático, entre outras.
Ambos os bancos seguiram o exemplo da Caixa e reduziram os juros do consignado do INSS. No caso do BB, a taxa caiu de 1,81% ao mês para 1,77% ao mês na faixa mínima e de 1,95% ao mês para 1,89% ao mês no patamar máximo.
A presidente do Banco do Brasil, Taciana Medeiros, expressou otimismo em relação à queda da taxa de juros no país, vendo perspectivas de crescimento econômico e geração de emprego. Da mesma forma, Rita Serrano, presidente da Caixa, destacou que a medida contribui para a organização das finanças dos clientes e o crescimento da economia do país.
O Copom indicou que a Selic continuará a diminuir, impulsionada pela redução da inflação, prevendo cortes de 0,5 ponto nas próximas reuniões. Esta é a primeira redução após três anos, desde agosto de 2020, quando a taxa foi reduzida de 2,25% para 2% ao ano. Após esse período, a Selic foi elevada por 12 vezes consecutivas, até a decisão atual de reduzi-la.
Comments