Demorar a oferecer ovo para bebês aumenta risco de alergia, aponta estudo
Estudos recentes indicam que o ovo é um importante alérgeno alimentar na infância, mas a introdução precoce de alimentos alergênicos pode reduzir o risco de desenvolver alergia ao ovo. Pesquisadores analisaram a relação entre a idade da introdução do ovo infantil e a alergia ao ovo na infância em uma população em geral.
A pesquisa envolveu 1.217 recém-nascidos do Projeto Viva, uma coorte pré-natal em Massachusetts, EUA. As mães responderam questionários sobre a idade da introdução do ovo e a ocorrência de alergia ao ovo, além de serem realizados testes de IgE específica para clara de ovo.
Os resultados mostraram que a alergia ao ovo aos 2 anos foi significativamente maior (8,0% vs. 1,4%) em crianças com introdução tardia de ovo após a infância, em comparação com aquelas introduzidas ao ovo durante a infância. Essa diferença persistiu aos 12 anos, com o risco de alergia ao ovo sendo significativamente maior (3,9% vs. 1,1%) em crianças com introdução tardia de ovo.
O estudo concluiu que a introdução de ovos antes dos 12 meses pode contribuir para a prevenção da alergia ao ovo, já que lactentes com introdução tardia de ovos após 12 meses apresentaram um risco aumentado de alergia ao ovo na infância (2 anos), e essa relação continuou no início da adolescência (12 anos).
Comments