Levantamento aponta maiores arrependimentos de uma “ressaca moral”
De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), a pedido do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), é provável que aqueles que já consumiram bebidas alcoólicas tenham enfrentado alguns arrependimentos decorrentes do estado de embriaguez. Entre os principais mencionados pelos brasileiros estão proferir palavras inadequadas, fazer ligações para ex-companheiros, perder objetos, faltar a compromissos no dia seguinte e até mesmo trair o parceiro amoroso – o que é conhecido como “ressaca moral”.
A pesquisa mostra que muitos entrevistados admitem ter passado por momentos de excesso e arrependimentos devido ao álcool, principalmente nos primeiros contatos com a bebida. Atualmente, eles afirmam evitar tais situações, mas alguns, especialmente entre os consumidores abusivos e os mais jovens, ainda reconhecem que ocasionalmente exageram no consumo de álcool.
Além disso, a pesquisa aponta que a maioria das ocorrências de embriaguez não é intencional, já que as pessoas atingem esse nível sem perceber, especialmente os consumidores abusivos, que têm dificuldade em identificar quando ultrapassam os limites.
Interessantemente, os pesquisadores notaram que os principais motivos para o arrependimento de beber em excesso não estão relacionados à saúde, mas sim ao medo de prejudicar a reputação.
Ressaca moral: arrependimentos após uma bebedeira que também foram citados pelos entrevistados:
– falar algo que não devia aos amigos, ou ser excessivamente sincero e magoar alguém;
– perder dinheiro ou objetos;
– ligar para um(a) ex-namorado(a) durante o momento de embriaguez;
– estar namorando uma pessoa e beijar outra em uma festa e
– não comparecer a um compromisso de trabalho no dia seguinte após embebedar-se na noite anterior.
Comments