Forçar o sorriso pode levar o aumento do humor, revela pesquisa

Quando estamos felizes, sorrimos naturalmente, mas estudos mostram que o processo também funciona de forma inversa. A hipótese do feedback facial sugere que nossas expressões faciais podem influenciar nossas emoções. Por exemplo, sorrir pode nos fazer sentir mais felizes, enquanto franzir a testa pode nos fazer sentir mais tristes.

Essa teoria baseia-se no fato de que as expressões faciais fornecem feedback sensório-motor, que contribui para a experiência emocional, influencia respostas corporais relacionadas à emoção e afeta o processamento de estímulos emocionais. Ela também apoia a ideia de que intervenções de feedback facial, como sorrir mais ou franzir menos a testa, podem ajudar a controlar o sofrimento, melhorar o bem-estar e reduzir a depressão.

Uma pesquisa recente publicada na revista Nature Human Behavior apresentou evidências fortes de que sorrisos posados ou forçados realmente podem nos deixar mais felizes. Embora o efeito não seja suficiente para superar condições como a depressão, ele fornece informações valiosas sobre a natureza das emoções e sua relação com nossas expressões faciais.

Os pesquisadores conduziram um estudo com três técnicas diferentes para incentivar os participantes a ativar os músculos do sorriso. Aqueles que imitaram expressões faciais sorridentes ou levantaram seus lábios em direção aos ouvidos experimentaram um notável aumento na felicidade. Embora a técnica de usar uma caneta na boca não tenha mostrado um efeito tão forte, isso pode ser devido ao fato de que o ato de segurar a caneta exige cerrar os dentes, que não está presente em um sorriso genuíno. No geral, essas descobertas fornecem evidências convincentes de que nossas emoções estão de alguma forma conectadas a movimentos musculares e sensações físicas.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP