Agosto Dourado no Tocantins: Saiba mais sobre a importância do aleitamento materno

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) está promovendo a campanha Agosto Dourado, com o objetivo de intensificar as ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. A campanha, instituída pela Lei n° 13.435/2017, busca destacar os benefícios do leite materno como o alimento mais completo para os bebês, contendo todas as substâncias necessárias para o pleno desenvolvimento da criança, incluindo gorduras, vitaminas, proteínas, minerais e carboidratos. Além disso, o leite materno é rico em imunoglobulinas, que são anticorpos essenciais para proteger o bebê contra diversas doenças.

A coordenadora do Banco de Leite do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), Walkiria Pinheiro, ressaltou a importância da amamentação e a necessidade de doações de leite materno para os casos em que algumas mães não podem amamentar devido a complicações. Aqueles que enfrentam dificuldades na amamentação também podem procurar ajuda nas redes de apoio do Estado, como os bancos de leite e os postos de coleta.

Walkiria Pinheiro destacou que a amamentação pode ser um desafio para algumas mulheres e que, caso enfrentem dor ou dificuldades durante o processo, devem procurar a unidade de saúde mais próxima ou o banco de leite. O Estado conta com três bancos de leite localizados em Palmas, Araguaína e Gurupi, bem como dois postos de coleta em Porto Nacional e Paraíso.

A coordenadora explicou que as mulheres que produzem mais leite do que seus bebês consomem podem fazer doações de forma voluntária e espontânea. Para doar leite, é necessário estar saudável, não tomar medicação que impeça a doação, não fumar e nem beber. As doadoras podem entrar em contato com o banco de leite em Palmas através dos telefones 0800-646-8283 ou 3218-7734 para se cadastrar e receber a visita de um profissional que fornecerá um kit de doação e ensinará como retirar e armazenar o leite adequadamente.

Os resultados do relatório de produção geral de leite materno do Estado do Tocantins mostram a importância dessas ações. Em 2022, foram realizadas 3.679 visitas domiciliares, com 2.713 doadoras e 2.023 receptores de leite materno. O número total de mulheres atendidas foi de 27.568, individualmente e em grupo. Nesse período, foram distribuídos 1.624 frascos de leite humano para beneficiar bebês com alimentação saudável e nutritiva.

Nos primeiros seis meses deste ano, as redes de apoio do banco de leite atenderam 14.315 mulheres individualmente e 7.989 em grupo. Foram registradas 1.220 doadoras e 969 receptores de leite materno, com um total de 1.219 coletas de leite humano realizadas e 790 frascos de leite distribuídos para beneficiar bebês em busca de uma alimentação saudável e essencial.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP