Mercado financeiro: aprovação da política econômica de Lula sobe de 10% para 47%
De acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulgada em 12 de julho, 47% do mercado financeiro brasileiro acredita que a economia sob o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está seguindo na direção correta, enquanto 53% consideram que ela está sendo conduzida de forma equivocada.
Em maio, apenas 10% dos entrevistados consideravam que a condução econômica estava no caminho certo, enquanto 90% discordavam dessa perspectiva.
Os resultados foram obtidos a partir de 94 entrevistas realizadas com gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão das principais casas de investimento em São Paulo e Rio de Janeiro, entre os dias 6 e 10 de julho.
A pesquisa também revelou que 53% dos entrevistados acreditam que a economia do país vai melhorar nos próximos 12 meses, enquanto 21% acreditam que a situação piorará e 26% preveem que o cenário se manterá estável.
Em maio, apenas 13% dos participantes do mercado acreditavam em uma perspectiva de melhora, enquanto 61% viam a situação se deteriorar e 26% não esperavam mudanças significativas, nem para melhor nem para pior.
De acordo com o levantamento da Genial/Quaest, 54% dos entrevistados afirmam que os investimentos estrangeiros no Brasil irão aumentar nos próximos meses. Em maio, essa perspectiva era compartilhada por apenas 26% dos participantes.
Por outro lado, 7% dos entrevistados acreditam que os investimentos internacionais irão diminuir, em comparação com 23% em maio.
Quanto à estabilidade, 39% dos entrevistados acreditam que o cenário permanecerá o mesmo. Em maio, essa parcela representava 51% das opiniões.
Comments