Insegurança alimentar atinge 70 milhões de brasileiros

Fome atinge 70 milhões de brasileiros, colocando o país de volta ao Mapa da Fome da ONU. Entre 2020 e 2022, houve um aumento de 15% na quantidade de pessoas que enfrentaram algum tipo de insegurança alimentar em comparação ao período anterior de 2019 a 2021. Isso significa que 1 a cada 3 brasileiros passou necessidade para comer nos últimos anos.


Os dados também revelaram que 21 milhões de pessoas vivenciaram insegurança alimentar severa, ficando sem comida por um ou mais dias. Esse número representa um aumento de 37% em relação ao período anterior. A reação instável do país aos choques mundiais, principalmente a pandemia, é apontada como a principal causa desse aumento expressivo.


O relatório da ONU destaca que, globalmente, 735 milhões de pessoas passaram fome em 2022, um aumento de 122 milhões em relação a 2019, antes da pandemia de COVID-19. Os conflitos climáticos, a pandemia e a guerra na Ucrânia são apontados como algumas das causas desse aumento.


No cenário global, a África continua sendo a região mais afetada pela fome, enquanto a Ásia e a América Latina foram as únicas regiões que apresentaram uma melhora no quadro. A volta do Brasil ao Mapa da Fome ressalta a urgência de ações e políticas públicas para combater a insegurança alimentar e garantir o direito básico à alimentação para todos os brasileiros.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP