Moeda digital é tendência para 2023
A digitalização das moedas está se tornando uma tendência global, com 130 países, representando 98% da economia mundial, atualmente pesquisando versões digitais de suas moedas. De acordo com um estudo, quase metade desses países já está em estágios avançados de desenvolvimento desse projeto.
O movimento em direção às moedas digitais ocorre em um momento em que o uso do dinheiro físico está em declínio e os bancos centrais temem perder seu controle sobre a “impressão de dinheiro” para empresas de Bitcoin e as gigantes da tecnologia.
Onze países estão liderando a adoção das moedas digitais, incluindo algumas ilhas do Caribe e a Nigéria. Na China, os testes-piloto já estão alcançando cerca de 260 milhões de pessoas e abrangem desde o comércio eletrônico até pagamentos de estímulos do governo.
No Brasil e na Índia, países representativos das nações emergentes, estima-se que as moedas digitais sejam lançadas em 2023. Já na Europa, o Banco Central planeja implementar a digitalização da moeda até 2028.
Por outro lado, nos Estados Unidos, o progresso em relação ao dólar digital está mais avançado em uma versão voltada para transações entre bancos, enquanto o desenvolvimento para o uso geral da população está em pausa.
Comments