Nomeação de Cristiano Zanin como ministro do STF é publicada no DOU

A nomeação de Cristiano Zanin como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) foi oficializada por meio de publicação no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, dia 5. Após ter sido indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu nome foi aprovado pelo Senado Federal em 21 de junho.

Logo após a aprovação, o novo ministro se encontrou com a presidente do STF, ministra Rosa Weber, para definir a data em que assumirá o cargo na Corte. A posse de Zanin está marcada para o dia 3 de agosto, na primeira semana após o período de recesso do STF, que ocorrerá entre os dias 2 e 31 de julho.

Com 47 anos de idade, Cristiano Zanin terá a oportunidade de atuar no STF por um período de 28 anos, pois a aposentadoria compulsória para os ministros ocorre aos 75 anos. Ele ocupará a cadeira que era do ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em maio deste ano.

Zanin é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e possui especialização em litígios estratégicos e decisivos, tanto em âmbito empresarial quanto criminal, em casos nacionais e transnacionais. Ele também atuou como advogado de defesa do presidente Lula nos processos relacionados à Operação Lava Jato.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP