Conheça os benefícios do chuchu para a saúde
Vegetais são essenciais para a saúde humana, são alimentos ricos em nutrientes e vitaminas. Dentre eles, o chuchu merece um destaque, pois ele pode trazer bastantes benefícios para o corpo humano.
O chuchu é uma hortaliça com baixa quantidade de calorias, além disso, é rico em água e fibras, o que contribui para prolongar a sensação de saciedade e favorecer a perda de peso. Contém quantidades de flavonoides, vitamina C e carotenoides, que são antioxidantes capazes de combater os radicais livres no organismo. Esses compostos auxiliam na prevenção de condições como envelhecimento precoce, diabetes e doenças cardiovasculares. Conheça alguns benefícios presentes no chuchu para a sua saúde.
Reduz o colesterol ruim
O chuchu contém boas quantidades de fibras solúveis, que ajudam a reduzir a absorção de vitaminas dos alimentos, promovendo o equilíbrio dos níveis de colesterol LDL no sangue e prevenindo doenças como infarto e aterosclerose.
Os flavonoides presentes no chuchu, como a quercetina e o kaempferol, são antioxidantes que impedem a comprovação das células de gordura, rastreados os níveis de colesterol total e triglicerídeos no sangue.
Pode prevenir o envelhecimento precoce
O chuchu é rico em flavonoides, como a quercetina e o kaempferol, além da vitamina C, antioxidantes presentes em maior quantidade na casca e nas folhas dessa hortaliça. Esses compostos combatem os radicais livres em excesso no organismo, protegendo a pele contra os raios ultravioleta do sol e prevenindo o envelhecimento precoce.
As fibras presentes no chuchu também auxiliam no controle dos níveis de açúcar no sangue, evitando a formação de produtos de glicação avançada (AGEs) e provocando a inflamação, o que contribui para prevenir a flacidez da pele.
Combate diabetes
Por causa do alto teor de fibras, o chuchu auxilia no equilíbrio dos níveis de glicose e insulina no sangue, prevenindo a resistência à insulina e o desenvolvimento da diabetes. Além disso, o vegetal pode ajudar a controlar os níveis de glicose em pessoas que já possuem a doença. No entanto, é impo
rtante ressaltar que o consumo de chuchu não substitui o uso de medicamentos prescritos pelo médico.
Combate a prisão de ventre
O chuchu é rico em fibras solúveis, que facilitam a formação do bolo fecal e combatem a prisão de ventre. Além disso, sua alta concentração de água auxilia na umidificação e eliminação das fezes.
Previne a hipertensão
O chuchu é uma boa fonte de potássio, um mineral que auxilia na eliminação do excesso de sódio do organismo através da urina, felizmente para o equilíbrio da pressão arterial. Incluir alimentos ricos em potássio na dieta é importante para o controle e prevenção da hipertensão.
Comments