Governo do Mato Grosso do Sul vai oferecer cirurgias “anti-bullying”

O governo do Mato Grosso do Sul vai oferecer cirurgias reparadoras, a “cirurgia anti-bullying”, para alunos da rede pública de ensino que estão sofrendo bullying por questões estéticas.


Este projeto faz parte do programa “Mais Saúde”, que tem o intuito de reduzir a fila de cirurgias eletivas (sem urgência) no Estado. Segundo o governo, só no ano passado foram registrados 150 casos de violência escolar na rede estadual em função de alguma situação estética.⁣ Conforme Alexsandro Nogueira, o secretário de Governo, crianças e adolescentes que já tiveram problemas de bullying identificados pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública foram encaminhadas à coordenadoria de suporte psicossocial e, na maioria dos casos, para a rede pública de saúde. ⁣⁣“Esse é o público que já está na fila dos procedimentos: crianças com orelha de abano, nariz adunco, crescimento excessivo das mamas e problemas oftalmológicos, como estrabismo e alto grau de miopia”, pontua o secretário.

Alexsandro confirmou que não serão incluídas inicialmente cirurgias para obesidade, já que não há consenso sobre a aplicação nesses casos, mas independente da cirurgia é preciso que as crianças e os pais concordem com o tratamento. “Isso já aconteceu em alguns casos que estão na fila dos procedimentos, mas estamos levantando outras crianças que podem passar por essas correções. Como são cirurgias reparadoras, não apenas estéticas, serão usados recursos do SUS (Sistema Único de Saúde)”, afirmou.


É importante reforçar que o problema da criança ou do adolescente não se restringe à questão estética. Bullying é algo que pode surgir dentro e fora de casa, e nunca é culpa da vítima. O projeto é apenas uma oportunidade para as crianças que estão desconfortáveis com sua situação e querem uma mudança específica.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP