Palmas: Vacinação bivalente iniciada com sucesso

Palmas, capital do Tocantins, iniciou nesta quinta-feira, 27, a ampliação da vacinação contra a covid-19 com a Pfizer Bivalente para todas as pessoas maiores de 18 anos. A Prefeitura disponibilizou o imunizante em 33 salas de vacina das Unidades de Saúde da Família (USFs) das 8h às 17h. E o resultado foi imediato, com palmenses buscando os postos de saúde para garantir sua proteção.


O estudante Joelmir Belém Araújo, de 32 anos, foi um dos primeiros a se vacinar. Consciente da importância de estar protegido, ele não perdeu tempo para receber a última dose. “A primeira vez que peguei covid-19 ainda não tinha vacina e percebi muita diferença na segunda vez, depois que já tinha iniciado o esquema vacinal, os sintomas foram bem mais fracos”, comentou.


A servidora pública Maria das Dores Queiroz, que aguardava completar quatro meses desde a última dose, aproveitou a ampliação da vacinação para garantir sua dose da Pfizer Bivalente. Mesmo sem ter certeza se já contraiu a doença devido a divergência de resultados nas testagens, ela acredita que, se tiver tido, os sintomas foram leves por causa da imunização. “Eu sou das que ficam na fila de espera ansiosa, gosto de garantir as minhas doses porque a vacina salva vidas.”


A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) esclarece que, para receber a Pfizer Bivalente, é necessário ter, no mínimo, duas doses da vacina monovalente e pelo menos quatro meses da última aplicação, com exceção dos imunocomprometidos. Para esses, o esquema primário é de três doses, no mínimo, com intervalo de pelo menos três meses da última aplicação.

A ampliação da vacinação em Palmas é uma medida importante para a prevenção da covid-19 e conta com o apoio da população, que tem comparecido aos postos de saúde em busca da proteção contra o vírus.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP