Veja como prevenir a pressão alta


Esta quarta-feira (26) é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão.  Esse tipo de doença crônica é silenciosa na fase inicial e não mostra sinais muito claros para levar o paciente a buscar ajuda médica. 


A hipertensão arterial, ou pressão alta, é considerada uma das principais causas de mortes no Brasil, com 400 óbitos por ano, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). A doença afeta mais de 1 bilhão de pessoas, o que seria 32% da população adulta no mundo.


Rachid Montenegro, o diretor científico do Departamento de Hipertensão da Sociedade de Cardiologia do Estado de Rio de Janeiro (Socerj), destacou a importância da avaliação da pressão arterial, em razão do caráter silencioso da doença, que pode trazer complicações, entre elas infarto, acidente vascular cerebral (AVC), doença renal. O diretor também comenta  que se o paciente tem a pressão normal, ele deve verificar sua pressão pelo menos uma vez por ano. É considerada pressão normal 12 por 8. “O critério é menor que 12 de pressão sistólica (menor que 120 milímetros de pressão sistólica) e menor que 80 de pressão diastólica (pressão mínima). Quanto mais abaixo de 120 por 80, melhor é”, pontua Montenegro.


“Além do acompanhamento com um cardiologista, o paciente deve ser supervisionado por um nutricionista, que vai passar orientações para uma dieta adequada e balanceada”, acrescenta o cardiologista Alexandre Scotti, comentando sobre a necessidade de se atentar à alimentação. Richard Montenegro também ressalta a importância de praticar exercícios físicos, “Praticar pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, além da redução do peso, com uma dieta saudável, rica em frutas, legumes e verduras, menor quantidade de carne vermelha, de gordura e sal”. Além disso, o acompanhamento psicológico é essencial, não só para pessoas com a doença, mas para qualquer um.

Comments

Be the first to comment on this article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go to TOP