Estudo: Beber pouco álcool não faz bem
Um novo estudo, feito por pesquisadores do Canadá e Reino Unido, publicado na revista científica JAMA Network Open, aponta que o consumo modesto de álcool não traz nenhum benefício à saúde. Consumo leve e moderado não foi significativamente associado ao risco de mortalidade por todas as causas, enquanto que doses mais elevadas, sim.
Os cientistas revisaram mais de 100 estudos que analisaram risco de mortalidade e álcool, tais estudos envolviam quase 5 milhões de pessoas. E, como esperado, os estudiosos chegaram à conclusão que beber mais de três drinques por dia, foi associado a um risco visivelmente maior de morte precoce. Além disso, os pesquisadores apontam que para as mulheres o risco de morrer começa com níveis mais baixos de consumo de álcool em comparação com os homens.
Outro estudo publicado ano passado na revista científica JAMA Network Open constatou um risco aumentado de doenças cardiovasculares para todos os níveis de consumo de álcool, por exemplo. Fora isso, uma pesquisa publicada na Nature Communication, encontrou uma conexão entre o consumo moderado de álcool e o encolhimento do volume do cérebro. Independente da quantidade consumida, álcool não faz bem para a saúde.
Comments